Traçando a Espiral

Alguma vez teve que fabricar um ventilador e ficou sem saber por onde começar o traçado? Agora você tem sim onde e como começar, pois a  postagem de hoje tratará do desenvolvimento de uma espiral tanto no CAD como no compasso.

Por um outro lado, já notou como a espiral está ligado a padrões na natureza? A espiral é encontrada nas mais variadas formas no universo, como o exemplo  abaixo de uma galaxia .


The original, Adobe RGB(1998) version.
Featured on the German and Spanish Wikipedias.


Além dos evidentes braços espirais desta galaxia, também poderíamos citar a flor do girassol e o Náutilos como exemplos de espiral. 

Na matemática ela é definida como uma curva que ao girar se afasta do ponto central denominado de polo, seja aproximando ou afastando dele conforme uma determinada lei. Se gira em sentido horário recebe o nome de dextrogira, mas se  gira para a esquerda sinistrogira ou levogira. 

Quem nunca ouviu falar de Fibonacci e a sua sequência naturais dos números? Ou seja os primeiros dois termos são o 0 e o 1, e cada número seguinte é a soma dos dois anteriores. Eis a sequência:

0 , 1 , 1 ,2  , 3 , 5 , 8 , 13 , 21 , 34 , 55 , 89 , 144 , ...

A sequência em um gráfico.

E no Náutilos.


Conseguiram notar a similaridade da sequência de Fibonacci com a espiral do Náutilos? Notaram como ela vai se desenvolvendo na mesma proporção? É por isso que leva o nome de espiral de Fibonacci. Além dela há outras como a espiral de Arquimedes, a espiral logarítmica e a hiperbólica. 





Por esses poucos exemplos já dá pra notar como as espirais estão por toda a parte, seja na natureza ou na matemática. E na caldeiraria encontraremos algumas peças que para serem desenvolvidas terão de ter um traçado em espiral. 

Segue abaixo dois exemplos: uma turbina e uma carcaça de um ventilador:


This work is in the public domain in the United States because it is a work prepared by an officer or employee of the United States Government as part of that person’s official duties under the terms of Title 17, Chapter 1, Section 105 of the US Code. See Copyright.





Abaixo segue-se vídeos de como traçar uma espiral. O primeiro é um vídeo montado a partir de uma animação em Flash(http://agavelar.no.sapo.pt/e/espiralbic.swf). Notem que nele a espiral foi construída a partir de dois centros. Naturalmente que pode-se construí-la com outros números de centros, 3,4, 5,... 

Embora nesta animação não se vê o compasso,  podemos traçar  uma espira com um , tendo este exemplo como guia . Veja que a cada giro o centro vai mudando. Faça o mesmo com o compasso.



video
Músicas por: danosongs.com


Vídeo aula Cald'nazza.






Cald'nazza


Nenhum comentário :

Postar um comentário