Dica: Achando a bissetriz.



Como calcular o raio ou a bissetriz  dos 3 pontos desta figura?





Veja que estes três pontos formam um triângulo. A primeira coisa a se fazer é traçar uma reta nos dois pontos da que formará a base do triângulo. Depois trace na perpendicular outra reta coincidindo com o ponto acima da reta. Anote os valores encontrados.


No nosso exemplo a base tem 150 mm, enquanto que a outra reta tem 40mm. Com esses valores em mãos fica fácil calcular o raio com a seguinte fórmula:




Encontrou o resultado? Por acaso é este a seguir?


Você provavelmente deve está se perguntando: onde vou usar tal fórmula? Pois bem, imagine que alguém lhe enviou uma peça quebrada e que antes era um círculo. Mas agora da forma que se encontra não tem jeito de determinar qual era o diâmetro original, pois só existe um ou mais fragmentos dela.





Veja este exemplo.



DICA D'HORA:




A dica é: pegue um dos fragmentos (de preferência o maior) e trace o arco daquele pedaço da peça em algum lugar no papel ou na chapa usando caneta ou riscador, enfim... Depois disso pegue o compasso aberto em uma medida que dê para traçar duas cordas no arco do fragmento, como se fosse marcar três furações de um flange. Marque o primeiro ponto.  Com o compasso trace o segundo ponto e um terceiro.



Aí é só fazer o processo ensinado acima. Traçando uma reta que ligará os pontos que formará a base e em seguida traçar uma perpendicular com o auxílio de um esquadro e ligar ao outro ponto.



Assista ao vídeo abaixo para maior compreensão 
e aprenda também a traçar a bissetriz usando régua compasso .



Créditos das músicas:
Corpo do filme:Mars and stars/ http://www.danosongs.com/







Cald'nazza



Nenhum comentário :

Postar um comentário