Goniômetro


Sobre a Medição Angular:

A metrologia não visa somente descobrir o valor de trajetos, ou de diâmetros por exemplo, mas  também da medição dos ângulos. O instrumento necessário para a medição de ângulos é o goniômetro, e os dois sistema usados é o sexagesimal e o centesimal. Porém vamos nos atentar ao primeiro. Para entender este sistema basta lembrar que no sistema decimal a base é 10, no outro a base é 60, ou seja, as divisões serão por este número. Veremos mais sobre isto abaixo.

O sistema Sexagesimal:

O sistema onde círculo é dividido em 360 graus, e o grau em minutos e segundos, é chamado de  sexagesimal. Este é o sistema que mui frequentemente é utilizado em mecânica. A unidade do ângulo é o grau. 0 grau se divide em 60 minutos, e o minuto se divide em 60 segundos. Os símbolos usados são: grau (º), minuto (') e segundo ("). Exemplo: 35º30'21" lê-se: 35 graus, 30 minutos e 21 segundos.

Sistema Centesimal:


Como citado acima vamos conhecer aqui o sistema decimal, mas para que conheçam o sistema centesimal vamos falar dele brevemente. O sistema centesimal, o círculo é dividido em 400 grados, enquanto que o grado e dividido em 100 novos minutos e o minuto em 100 novos segundos. Os símbolos usados são: grados (g), novos minutos (c), novos segundos (cc).  Exemplo: 2o,4993g = 27g  49c  93cc  lê-se: 20 grados, 49 novos minutos, e 93 novos segundos.


O gôniometro:

O goniômetro simples, também conhecido como transferidor de grau, é utilizado em medidas angulares que não necessitam de grande precisão. Sua menor divisão é de 1° (um grau). 





Visto mais de perto.




Agora, para medidas com maior precisão, usamos o goniômetro dotado de Nônio ou Venier. Como no transferidor de grau a leitura deste é feita tanto da direita para a e esquerda, como da esquerda para a direita. Vamos começar conhecendo o instrumento.




Como é feita a leitura:

O vernier (nônio) do goniômetro é dividido em 12 divisões. Sendo assim cada divisão é igual 5' (5 segundos). Conta-se os traços do Nônio a partir do zero até o que coincide com um dos traços do disco graduado e multiplica-o por 5 . Vamos ver isto na prática?


 Se o zero do disco graduado coincide com zero do nônio a medida está zerada.(Ver a figura 1).



 Na figura 2 o segundo traço do Nônio coincide com um dos traços do disco,  lê-se 10 segundos.




Na figura 3 é o primeiro traço do Nônio que coincide com um dos traços do disco,  lê-se 5 segundos.




Assista ao vídeo abaixo:


Outros instrumentos de medição:


Acesse:








Cald'nazza







Nenhum comentário :

Postar um comentário