Paquímetro



O paquímetro é nada mais que uma régua graduada, que combinado com um encosto sobre a qual desliza um cursor, fazem-se as medições.

Paquímetro digital

Há vários tipos de paquímetros.

Paquímetro universal, Paquímetro universal com relógio, Paquímetro com bico móvel (basculante),Paquímetro de profundidade, Paquímetro duplo, Paquímetro digital e o Traçador de altura.

Em nossa consideração veremos sobre o do tipo universal, este utilizado em medições das mais diversas como medidas internas, externas, de profundidade e de ressaltos. Trata-se portanto do instrumento mais usado.

A escala em milímetros.



Cada centímetro na escala encontra-se dividido em 10 partes iguais e cada parte equivale a 1 mm. Assim a leitura pode ser feita em milímetros. Na figura abaixo veja que o traço do número zero do nônio ou Vernier  coincide ou passa do traço de número 28 da escala, portanto lê-se 28 milímetros, isto sem contar os números do nônio.



Mas o quê é o Nônio ou Vernier?

A escala do cursor, chamada Nônio ( ver a figura abaixo) é  uma designação dada pelos portugueses em homenagem a Pedro Nunes, que para eles é o autor  deste invento, porém para os Franceses é  Vernier, nome dado em homenagem a Pierre Vernier, que eles afirmam ser o inventor do recurso.





Neste há um números de divisões (dez por ex.) que ao coincidir com os da escala definem os décimos de milímetro. Veja como usar o Nônio ou Vernier:



Se o zero do cursor coincide com o zero da escala, a medida esta zerada.



Porém ao deslocar para a direita um traço, lê-se um décimo de milímetro.




Numa nova medição, dois décimos de milímetro.



Por fim a leitura indica cinco décimos.




Neste exemplo partimos do zero, mas no dia-a-dia as medidas serão das mais diversas. Para uma leitura mais fácil, leia o número na escala fixa e veja se coincide com o zero do cursor, se sim, a sua medida está zerada por ex. vinte oito milímetros. Se não veja qual traço do Nônio ou Vernier está alinhado com um dos traços da escala fixa. Suponhamos que seja o quinto traço, lê-se portanto, vinte e oito milímetros e cinco décimos.

A escala em polegada inglesa.



Por um outro lado talvez a medida que deseja não seja graduada em milímetros (Sistema métrico), mas sim em polegadas (Sistema Inglês), para isso basta ter em mãos um paquímetro nesta escala ou um que tenha as duas, este encontrado facilmente nas oficinas.

No caso de este possuir as duas escalas a de baixo no instrumento de medição é métrico e o de cima  polegada inglesa. Esta é dividida em um certo números de fração, 16 por exemplo.


Já o cursor, Nônio ou Vernier como desejar chama-lo, é dividido em 128 partes. Somando as frações da escala fixa com as do cursor temos uma medida tomada.


Veja um exemplo no paquímetro com uma medida tomada.



Note que o zero passou de 3/4 e o traço do cursor que coincide é o terceiro.



Fazendo as contas chegamos a 99/128 avos da polegada.



Assista aos vídeos abaixo:

Sistema métrico


Sistema inglês


Treinamento Starrett


Outros instrumentos de medição:


Acesse: 












Cald'nazza

Nenhum comentário :

Postar um comentário