Traçando uma Bica 'torcida'


A tremonha é utensílio de moinho em forma de pirâmide invertida, por cuja extremidade passa o produto. Esta espécie de reservatório em forma de pirâmide quadrangular truncada e invertida que em alguns casos chamamos de bica; quando concêntrica e de bases paralelas não tem segredo de construir. As coisas mudam quando se tem de traçar uma que esteja com as bocas fora de centro, em ângulos diferentes e (ou) inclinada.






Veja este exemplo:


Note que as bocas não estão no mesmo centro e estão em ângulo entre si. Deste jeito não dá para construí-la em quatro partes retas. Poderão até serem feitas neste neste números de partes mas terão de receber um dobra que em alguns casos poderá ser inviável. A melhor maneira é fatiá-la em oito partes.

Agora com as linhas para maior compreensão. 

É sempre bom dar nomes aos bois.

Vamos isolar a peça 2.

Pois bem, a maneira mais fácil de traçar esta primeira parte e as subsequentes é por pegar cada uma das medidas e anotá-las em um rascunho. Depois por meio do compasso ou de um cintel, alocar as medidas. 

Vamos supor que a reta 1 tenha 300 mm, a 2 280 mm e a 3 320 mm. Trace a reta 1 e marque os pontos A e C. Abra o compasso com a medida AB (reta 2) de 280 mm e centre em A traçando um arco acima da reta 1. Depois abra novamente o compasso agora com a medida BC (reta 3) de 320 mm, centre em C e trace outro arco que cruzando com o primeiro arco traçado encontra-se o ponto B.

Note que a última reta será igual a primeira da próxima peça que será construída. É por isso muitos costumam dizer que estão tirando medidas cruzadas. Faça do mesmo modo nas próximas peças até terminar de construir a sua tremonha.


Veja o exemplo abaixo:




Neste caso específico, o profissional fatiou a bica exatamente porquê onde e como seria instalada, não tinha como faze-la dobrada. E talvez poderá acontecer o mesmo com você. Por isso não hesite em fazer do mesmo modo se necessário.



Cald'nazza

2 comentários :

  1. Meu amigo gostei muito do seu blog, estou indo trabalhar agora, mais tarde vou ver com mais calma, estava desanimado com minha profissão, mas seu blog me mostrou um olhar diferente, agora vou me aprimorar mais, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcelino. Com certeza tuas palavras também me animaram. Espero sempre postar coisas relevantes a nossa profissão. Um abraço amigo.

      Excluir