Associações internacionais de normas técnicas

Provavelmente no decorrer de sua vida profissional você já ouviu ou participou do seguinte diálogo (ou parte dele): 

Iremos construir um tanque em  aço inox AISI 304 sendo que os flanges deste serão de mesmo material. No entanto a tubulação  será em tubos DIN 2440 com roscas NPT e  flanges em aço SAE 1020. Na construção do tanque e tubulação deveremos seguir de perto as normas ABNT, ASTM e ISO.

Veja que usamos várias siglas neste exemplo que são de uso comum entre os profissionais da metalmecânica. Porém se questionados sobre o que significa estas siglas, poucos saberiam responder. Bem, o certo é que elas são associações ao redor do globo preocupadas em definir padrões e  normas de qualidade. Vamos conhecer algumas delas:



Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Trata-se de uma entidade privada e sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1940. 

A ABNT é membro fundador da International Organization for Standardization (ISO), da Comissão Panamericana de Normas Técnicas (COPANT) e da Associação Mercosul de Normalização(AMN).(1)



American Society of Mechanical Engineers ASME

A Sociedade Norte-americana de Engenheiros Mecânicos (em inglês American Society of Mechanical Engineers - ASME) é uma associação profissional de engenheiros mecânicos dos Estados Unidos, fundada em 1880.

As principais atividades da ASME estão centradas em:
-Promoção da ciência e engenharia mediante a organização de congressos e simpósios
-Especialização dos engenheiros mediante cursos e palestras
-Elaboração de normas e regulamentos técnicos.

O quadro técnico da ASME é atualmente (!) subdividido em 37 ramos específicos, dentre os quais: indústria aeroespacial, ciência dos materiais, nanotecnologia, energia nuclear, transporte ferroviário, mecânica dos fluidos, vasos de pressão, gasodutos, etc.

As normas e regulamentos técnicos da ASME são utilizadas por diversos países. O conhecimento e aplicação das mesmas é portanto fundamental para quem tenciona participar do comércio internacional.(1)



American Society for Testing and materials – ASTM


ASTM International (ASTM), originalmente conhecida como American Society for Testing and Materials, é um órgão estadunidense de normalização. A ASTM desenvolve e publica normas técnicas para uma ampla gama de materiais, produtos, sistemas e serviços. A sede da organização está em West Conshohocken, Pensilvânia, cerca de 5 milhas (8 km) a noroeste de Filadélfia.


ASTM, fundada em 1898, precede outras organizações, tais como BSI (1901), DIN (1917) e AFNOR (1926), porém, diferentemente destas, não é um organismo nacional de normalização, papel exercido pela ANSI nos EUA. No entanto, ASTM tem um papel dominante entre os padrões de desenvolvedores nos EUA, e afirma ser a maior incorporadora mundial de normas. Usando um processo de consenso, ASTM dá suporte a milhares de comitês técnicos voluntários, cujos membros de todo o mundo, coletivamente, desenvolvem e mantém mais de 12000 normas.(1)



Society of Automotive Engineers – SAE


SAE International, anteriormente a Society of Automotive Engineers, é um EUA -É uma organização de padrões para a engenharia de profissionais em diversos setores. Principal ênfase é colocada no transporte indústrias, como automotiva , aeroespacial  e veículos comerciais . A Sociedade coordena o desenvolvimento de normas técnicas com base em melhores práticas identificadas e descritas por comitês SAE e forças-tarefa. Forças-tarefa são compostas por profissionais de engenharia de campos relevantes. SAE International tem mais de 120.000 membros no mundo. A adesão é concedido a pessoas físicas, não através de empresas. Além de suas normalização, a SAE International também destina recursos para projetos e programas em educação STEM , certificação profissional e concursos de design colegiados.(1)



Deutsches Institut für Normung - DIN


Deutsches Institut für Normung eV (DIN, em Inglês , do Instituto Alemão de Normalização) é uma organização alemã de normalização e é membro  ISO . DIN é uma associação alemã Registrada (eV), com sede em Berlim . Existem atualmente cerca de trinta mil DINStandards , cobrindo quase todos os campos da tecnologia.

Fundada em 1917 como  der deutschen Normenausschuß Industrie (NADI, "Comissão de Normalização da Indústria alemã"), o NADI foi renomeado para Deutscher Normenausschuß (DNA ", Comissão de Normalização Alemão"), em 1926, para refletir que a organização agora tratava de questões sobre normalização em muitos campos; e não apenas para os produtos industriais. Em 1975 ela foi renomeada novamente para Deutsches Institut für Normung, ou 'DIN' e é reconhecido pelo governo alemão como o corpo em padrões nacionais oficial, representando os interesses alemães a nível internacional e europeu níveis.(1)



International Standard Organization – ISO

ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização(International Organization for Standardization), organização não-governamental com sede em Genebra – Suíça –, fundada em 1946, hoje presente em cerca de 157 países (o Brasil é representado pela – Associação de Normas Técnicas), cuja função é a de elaborar e promover padrões de aceitação mundial, através da normatização de produtos e serviços, para que a qualidade destes seja permanentemente aprimorada.

A sigla ISO, contudo, não é meramente um acrônimo, mas faz também referência à isonomia, posto ser este o propósito da International Organization for Standardization: desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas igualmente por todos os países do mundo, e por isso, a ISO atua nos mais diferentes segmentos, de normas e especificações de produtos, matérias-primas a sistemas de gestão, em todas as áreas. As normas ISO mais conhecidas são aquelas que tratam de Sistemas para Gestão da Qualidade nas empresas.(2)



American Iron and Steel Institute – AISI

O Instituto Americano de Ferro e Aço (AISI) é uma associação de norte-americanos de aço produtores. Suas organizações antecessor datam de 1855 tornando-se uma das mais antigas associações comerciais no Estados Unidos . AISI assumiu sua forma atual em 1908, com Elbert H. Gary , presidente da United States Steel Corporation , como seu primeiro presidente.

Seu desenvolvimento foi em resposta à necessidade de uma agência de cooperativa no ferro e do aço para a recolha e divulgação de estatísticas e informações, procedendo a investigações, fornecendo um fórum para a discussão de problemas e, geralmente, o avanço dos interesses da indústria. AISI lidera iniciativas ao perfil favorável a reputação da indústria. (1)


Site: http://www.steel.org/


American National Standards Institute - ANSI

American National Standards Institute (literalmente traduz-se como "Instituto Nacional Americano de Padrões"), também conhecido por sua sigla ANSI, é uma organização particular estado-unidense sem fins lucrativos que tem por objetivo facilitar a padronização dos trabalhos de seus membros.

Segundo a própria organização, o objetivo é melhorar a qualidade de vida e dos negócios nos Estados Unidos. São conhecidos por terem inúmeros padrões, entre eles o ANSI C que serve como guia na escrita de compiladores e de programas nesta linguagem de programação. Por ser uma entidade padrão de uma economia forte , outras entidades semelhantes no mundo seguem alguns dos padrões adotados pela ANSI.(1)

Seu equivalente no Brasil seria a ABNT.



National Pipe Thread Taper – NPT

Esta é a única sigla que não representa uma associação. Ela na verdade é a National Taper Pipe Thread (NPT), um padrão para roscas cônicas usados ​​em tubos roscados e acessórios . Em contraste com roscas retas que se encontram em um parafuso, uma rosca cônica vai puxar apertado e, portanto, fazer uma vedação estanque. Nos Estados Unidos, foi William Sellers que passou a definir o padrão para as porcas e parafusos, que se tornou a rosca cônica National Pipe (TNP) em 1864.(1)


Créditos:




Cald'nazza


3 comentários :

  1. valeu meu amigo,mais uma vez,ensinando com plena competência mto obrigado

    ResponderExcluir
  2. obrigado é sempre bom saber o significado das siglas eu já conhecia algumas!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Calderon e Rui, pelos comentários apreciativos.

    ResponderExcluir