Cúpulas e esferas


Uma das peças de caldeiraria que desenvolvemos por cálculos e  traçados e  muita antiga, é a cúpula. Há várias maneiras de se construir um domo, porém iremos falar sobre dois. O primeiro dos métodos é o geodésico, muitas vezes atribuído a Richard Buckminster Füller a sua invenção. E um outro de fácil desenvolvimento e usado  há bastante tempo, é desenvolvido por meio de gomos. 

As cúpulas são encontradas em construções aos redor do globo em diferentes eras e em muitas civilizações, na maioria das vezes como cobertura de habitações.


Inuit
Grega
Indígena





Na caldeiraria as cúpulas são usadas muitas vezes no fechamento de um tanque. Este pode ser cilíndrico ou elíptico. Mas nada impede o profissional caldeireiro de construí-la para outros fins, como pro exemplo, uma estrutura de cobertura para alguma construção, ou mesmo para fins ornamentais. E embora na construção de um domo(cúpula) na caldeiraria seja feito por muitas partes, seja por gomos ou triângulos geodésicos, ela também pode ser estampada. Este é o caso dos CAPs. Nas figuras abaixo pode-se ver estes domos elíptico.


Principalmente na construção de isolamento, o traçado da cúpula se torna necessário, pois mesmo que abaixo dela exista um Caps, uma peça única estampada, a o domo exterior protetor é construído segmentado, ou seja,  por vários gomos. Veja abaixo.

Crédito da foto: Paul Alexander Villegas Muños


Da cúpula para esfera foi fácil, afinal foi só dobrar o desenvolvimento. Muito já devem ter visto estas em tanques esféricos da Petrobrás.




Então, se você amigo caldeireiro deseja construir um domo para algum tanque, uma cobertura para um silo de granel ou uma esfera, não deixe de continuar lendo as postagens seguintes. Nelas vamos aprender um pouco mais sobres estas estruturas e de como calcular cada segmento.

Tipos de desenvolvimentos:

Iremos tratar de dois tipos de traçados, sendo o primeiro mais comum e de fácil desenvolvimento e é construída por gomos. Este é o traçado usado nas esferas da Petrobrás.





O segundo é um pouco mais complexa a sua construção, porém a estrutura além de uma beleza incrível é muito resistente. O domo ou esfera geodésica assim como a sua companheira de gomos também pode ser calculada.








Cald'nazza




Nenhum comentário :

Postar um comentário