Esferas e cúpulas de gomos


As esferas de armazenamento de gás são bem conhecidas. Talvez um pouco menos são as esferas japonesa em forma de arte. No Japão, esses mesmos reservatórios são decorados com símbolos que representam várias coisas importantes no Japão ou até mesmo a empresa de petróleo.




Agora, mesmo que você não tenha dotes artísticos como o s Japoneses em questão, ficará contente em saber que construir a esfera ou a cúpula por meio de cálculos não é difícil. Na verdade é muito simplesPode ser construída com gomos contínuos ou intercalados.


Gomos contínuos: 


Este é o cálculo:
Clique na imagem para ampliar.
Para achar os demais valores (estes na horizontal 45.3 e 26.2) é só mudar os cossenos de 00 para 30 respectivamente. Já o valor de 157.1(na vertical) é igual a 1/4 da circunferência da esfera.

Para que as linhas do traçado fiquem curvas use uma régua flexível para ligar os pontos.Depois calandre cada umas das partes. Note que neste caso foi dividido em 12 partes. 

Abaixo está o desenvolvimento da cúpula, basta dobrar o desenvolvimento para se chegar a esfera.




Gomos intercalados:



Este é o cálculo:
Clique na imagem para ampliar.

Veja que o cálculo é o mesmo. A diferença está no seccionamento das partes de cada gomo que na figura acima estão numerados por 1 2 e 3. A dica é: calandre o gomo inteiro e seccione-os posteriormente. A montagem das parte requerem um certo cuidado e capricho por isso usem um gabarito do raio para que fique perfeita a montagem.

Abaixo está o desenvolvimento de cada peça. Para a cúpula fabrique doze peças de cada, e dobrando o desenvolvimento para se chegar a esfera.




Dica D'HORA: baixe uma planilha para agilizar o trabalho.




Cald'nazza






Nenhum comentário :

Postar um comentário