Planilha de cálculo de peso

Visto que na caldeiraria é usado os mais variados perfis, como cantoneiras, barra chata, vigas H, vigas U e assim por diante, nesta postagem trataremos de uma planilha que nos ajudará a calcula-los com rapidez.

Pois bem, não é a primeira vez que falamos sobre calcular o material, seja chapas, cantoneiras, vergalhões e outros. Numa desta postagem aprendemos sobre peso específico de materiais e de figuras geométricas, que conjugadas aos cálculos conseguimos ver a massa (Vulgo Peso) do Material. Ver: Dica calculando o peso do material.

Numa outra deixamos várias tabelas de cálculo de materiais, que serviam de pronta consulta para agilizar o processo, visto que nelas já vinham embutidas o peso específico e as figuras geométricas eliminando os cálculos citados acima na dica calculando o peso do material. Estas estavam agrupadas em: Tabelas pesos e medidas. Como também fazer tais cálculos aqui no Blog.

Mas sinceramente, faltava algo mais abrangente para cálculo de materiais. Ou seja, uma planilha que realizasse este trabalho com rapidez. Eu disse faltava, pois a partir de agora podemos contar com uma.





 É muito simples usar tal planilha, basta escolher o perfil desejado na página inicial, e depois na planilha específica escolher a bitola e determinar o comprimento em metros. Em alguns casos será preciso colocar valores tais como a espessura da parede, por exemplo.


Veja os exemplos abaixo:



Escolhe o perfil e o comprimento em metros.



Outro exemplo:


Opções de Parede Bitola e comprimento.


Atualizada em 05/04/2014




Considerações finais:

*Coloque o valores de comprimento e largura em  metros (Quando solicitado).
*Para valores "quebrados" tipo 0.5, 1.3 e assim por diante, se a vírgula não funcionar troque por ponto.
*Se determinada bitola escolhida o resultado for zero, escolha outra parede, pode ser que para esta bitola não exista tal parede.
*E muito importante: Verifique se você escolheu o material corretamente quando colocou os valores na planilha. 
Veja abaixo.


Assista ao vídeo.




Cald'nazza



Nenhum comentário :

Postar um comentário