Tronco de cone seccionado em várias partes


O tronco de cone muitas vezes é chamado simplesmente de cone, porém há um diferença básica entre um e outro. 

Portanto vamos conhecer um pouco mais sobre este sólido geométrico muito utilizado na caldeiraria. E ao mesmo tempo aprender a dividi-lo em várias partes.


Tronco de cone como o próprio nome diz, é um cone incompleto. Mas para sabermos plenamente o que isto quer dizer precisamos entender o que é um cone.


Um cone é um sólido geométrico formado por todos os segmentos de reta que têm uma extremidade em um ponto V (vértice) em comum e a outra extremidade em um ponto qualquer de uma mesma região plana R (delimitada por uma curva suave, a base). Ele pode ser reto ou oblíquo.








O cone é dito reto quando a sua base é um círculo e a reta que liga o vértice superior ao centro da circunferência da sua base (isto é, o seu eixo) é perpendicular ao plano da base. Denomina-se oblíquo quando não é um cone reto, ou seja, quando o eixo não é perpendicular ao plano da base.

Por esta definição dá para entendermos que o traçado do chapéu chinês se encaixa perfeitamente no sólido geométrico cone.

O cone está completo até que seja seccionado em algum momento. A partir de então ele passa ser um tronco de cone ou cone truncado (incompleto).




Na maioria das vezes na caldeiraria construímos o tronco de cone em uma só parte. Porém se precisarmos de construí-lo  em várias partes, precisaremos calcular cada secção envolvida. Lembrando que estas partes podem ser iguais ou não.



No nosso dia a dia como profissionais de caldeiraria, na maioria das vezes seccionamos o tronco de cone, muito embora possa se feito o mesmo com o cone, como mostrado na figura acima. Isto se dá ás vezes para simplificar a construção de um tronco de cone muito alto ou mesmo para  que se possa fazer o transporte do mesmo. 





Mas qualquer que seja a razão, como se calcula cada parte? Antes precisamos definir se as secções serão iguais ou desiguais.


Tronco de cone seccionado em partes iguais.





Tronco de cone seccionado em partes iguais.


 Seccionado em partes desiguais.





Cald'nazza




3 comentários :

  1. muito bom esse artigo ou esclarecimento,eu como 90% dos caldeireiros creio eu q ñ sabiam dessa maneira d ver o cone,agradecido pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Nazza, vc tem ai planilha de cone truncado ?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Nazza, vc tem ai planilha de cone truncado ?

    ResponderExcluir