Acessórios e ferramentas para soldagem

 Acessórios:


Além  da  fonte  de  energia,  chamada  de  máquina  de  soldar,  outros  acessórios  e ferramentas  são  utilizados  para  executar  as  operações  de  soldagem.  Uns  servem para  transportar  a  corrente  da  fonte  até  o  local  de  soldagem,  outros  para preparação da solda e outros para limpeza durante a execução da solda. São necessários, nas operações de soldagem, os seguintes acessórios:

*cabo de solda
*porta-eletrodo
*grampo-terra (ligação à massa).

a) Cabo de solda



Este acessório é constituído de um núcleo formado de grande quantidade de fios de cobre e recoberto com material isolantes. Essa grande quantidade de fios permite-lhe maior flexibilidade nos movimentos executados nas operações de soldagem. Seu diâmetro depende da intensidade da corrente a ser utilizada e da distância entre a máquina e o posto de soldagem. 








Serve para fazer a ligação do porta-eletrodo e do grampo-terra à fonte de energia. Conhecendo-se a distância entre a máquina e o posto de trabalho e a intensidade da corrente a usar, recorre-se à tabela seguinte, para encontrar a bitola conveniente do cabo, evitando, com isso, perda de corrente, aquecimento ou superdimensionamento do cabo.

Correntes máximas admissíveis em Amperes




Encontrada  a  bitola  do  cabo,  obtém-se  outra  características  através  da  seguinte tabela:


Número  de  fios  do  cabo  e  o  diâmetro  de  cada  fio  em  milímetros.(Exemplo  de  leitura:  666  = número de fios do cabo; 0,254 = diâmetro de cada fio em milímetros)



b) Porta eletrodo

Conhecido  também  como  alicate  porta  eletrodo  e  pinça-porta  eletrodo,  este acessório,  que  é  feito  de  cobre,  tem  suas  partes  externas  totalmente  isoladas  seu  tamanho  e  isolação  variam  de  acordo  com  a  intensidade  da  corrente  a  ser utilizada.


Serve para prender o eletrodo através de suas garras de contato;

c) Grampo-terra




É  um  acessório  de  conexão  do  cabo-terra  à  peça,  feito  de  cobre  ou  alumínio, sendo também chamado de grampo-massa. 

As principais ferramentas utilizadas nas operações de soldagem são:
*martelo picador
*gabarito
*escova de aço
*tenaz

a) Martelo picador
Usado  para  remover  a  escória  e  os  respingos  de  solda.  Também  conhecido  como
picadeira e martelo bate-escória






Observação: Em grandes empresas, para remover escória, usam-se dispositivos pneumáticos. Ao usar esses dispositivos, deve-se tomar o cuidado de eliminar toda a água que esteja contida no ar comprimido;



b) Gabarito

É uma ferramenta construída de chapa de aço, de forma geométrica variável de acordo com o tipo de trabalho a ser executado. São utilizados em substituição a instrumentos de precisão, para padronizar dimensões de cordões, filetes, verificação de esquadro, ângulos de chanfros, etc.

As figuras seguintes mostram os principais tipos de gabaritos utilizados nas operações de soldagem e suas aplicações;






c) Escova de aço

A escova de aço é usada para remover o óxido de ferro ( ferrugem) das chapas a serem soldadas e também para fazer uma melhor limpeza nos cordões de solda;



d) Tenaz

Ferramenta semelhante a um alicate, porém, com cabos mais longos. Serve para segurar peças quentes.



e)Alicates e grampos

Para manter as peças unidas durante a soldagem.











Créditos:
Solda elétrica: SENAI
 CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
“JOSE IGNACIO PEIXOTO”




Cald'nazza





2 comentários :

  1. muito bom amigo sempre a demonstrar valia obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, sempre a me incentivar. Um abraço do lado de cá do Atlântico.

      Excluir