Esquadro


O esquadro é um instrumento com lâmina de aço, que serve para o traçado de retas perpendiculares, ou seja, retas que tenham entre si ângulo de (90º) (ângulo reto). Sua base pode ser de aço, alumínio, ou madeira chapeada com metal. A lâmina de fios paralelos e retos, é montada. Seus fios ou bordas formam ângulo rigoroso de 90º com as faces da base. Estas retas também são chamadas de retas paralelas.


Correndo junto a um dos fios da lâmina, a ponta do riscador traça uma reta, que é perpendicular a qualquer das suas faces da base.

Os esquadros ou padrões angulares aplicam-se simplesmente às faces ou arestas cujo ângulo se pretende medir. A peça e o instrumento de medição são segurados então contra uma luz incidente, de tal maneira que se possa apreciar bem a coincidência de ambos, no que se refere à dimensão angular.




Numa medida angular corretamente tomada não deve passar qualquer réstia de luz entre as faces a medir; caso contrário tem de voltar-se a trabalhar na peça.

Os esquadros não devem ser colocados em posição inclinada em relação às faces da peça, isto é pelo menos um dos lados deve ser perpendicular à aresta formada pelas faces cujo ângulo se pretende verificar. Os esquadros aplicados em posição inclinada dão lugar a medições erradas.


Aprenda a aferir o esquadro



Crédito:

Nenhum comentário :

Postar um comentário