Caldeiraria - Ferramentas e acessórios

As ferramentas manuais são utensílios de trabalho que visam facilitar a vida cotidiana e necessitam unicamente da força motriz humana. Graças a elas, podemos realizar tarefas que exigem uma enorme força física e precisão com grande facilidade. Utilizadas normalmente, de forma individual, as ferramentas manuais capacitam o homem a realizar tarefas de uma forma mais segura e eficiente. Antes de iniciar o uso de qualquer ferramenta, a pessoa deve conhecer o trabalho a ser realizado pelo equipamento e possuir as idéias básicas sobre os distintos tipos de ferramentas mais adequadas ao seu uso, evitando ou amenizando dessa forma possíveis riscos de acidentes derivados de sua utilização.(1)

Compassos:

Nas oficinas, dois tipos de compassos diferentes são empregados: compassos de traçar e de verificação. Compasso de traçar ou de pontas: usado para transferir uma medida, traçar arcos ou circunferências. 



Cuidados básicos: 

* Articulação bem ajustadas;
* Pontas bem aguçadas;
* Proteção contra golpes e quedas;
* Limpeza e lubrificação;
* Proteção das pontas com madeira ou cortiça.

Escalas e réguas graduadas:

A escala ou régua graduada é construída de aço, tendo sua graduação inicial situada na extremidade esquerda. É fabricada em diversos comprimentos:  6” (152,4 mm), 12” (304,8 mm). 




Conservação da escala

* Evite quedas e o contato da escala com ferramentas comuns de trabalho.
* Não bata com ela.
* Evite arranhaduras ou entalhes que prejudiquem a graduação.
* Não flexione a escala, para que não se empene e não se quebre.
* Limpe após o uso, para remover o suor e as sujeiras.
* Aplique ligueira camada de óleo fino na escala, antes de guardá-la.

Esquadro:

Os esquadros são instrumentos simples usados para colocar faces e superfícies de peças mecânicas ou em outras áreas, formando ângulos de 90° ou 45° entre si. O esquadro mais comum é o apresentado na fig.1 e o esquadro de precisão ( esquadro combinado) está apresentado na fig.2 


Figura 1

Figura 2
Mais sobre esquadros: http://www.caldnazza.com/2014/05/esquadro.html


Esquadro de centro:


O esquadro de centro é muito usado na mecânica, principalmente nos traçados de peças. Esse tipo de esquadro não serve para verificar ângulos, são usados somente para achar centros de peças redondas. Os esquadros de centro são fabricados de aço carbono para ferramentas e temperados e contam com um esquadro comum como base, com uma haste rebitada, dividindo esse esquadro-base exatamente ao meio.(1)



Nível de bolha: 

São instrumentos usados para nivelamento de peças na mecânica, geralmente em fabricação de estruturas, ou na construção civil. Existem níveis simples como da fig.1 ou mais precisos como o da fig.2. 

Fig.1

Fig.2





Goniômetro(transferidor):


O goniômetro é um Instrumento que serve para medir ou verificar ângulos. 
Na figura 1, temos um goniômetro de precisão. O disco graduado e o esquadro formam uma só peça, apresentando quatro graduações de 0º a 90º. O articulador gira com o disco do vernier, e, em sua extremidade, há um ressalto adaptável à régua. 



Para usos comuns, em casos de medidas angulares que não exigem extremo rigor, o instrumento indicado é o goniômetro simples (transferidor de grau) (figuras 2, 3 e 4). 



Suta:


As vezes necessita o mecânico transportar ou verificar um ângulo, na tarefa que está executando. O instrumento que permite esse transporte, ou essa verificação, denomina-se Suta. É comum chamar-se esse instrumento de "falso esquadro", porém deve-se evitar tal denominação.



Martelo:

O Martelo é uma ferramenta de impacto, constituída de um bloco de aço carbono preso a um cabo de madeira, sendo as partes com que se dão os golpes, temperadas. O Martelo é utilizado na maioria das atividades industriais, tais como a mecânica geral, a construção civil e outras. 




Para o seu uso, o Martelo, deve ter o Cabo em Perfeitas Condições e Bem Preso Através da Cunha. Por outro lado, deve-se evitar golpear com o cabo do martelo ou usá-lo como alavanca. O peso do Martelo varia de 200 a 1000 gramas. 

•  Utilizado em trabalhos, com chapas finas de metal, como também na fixação de pregos, grampos, etc. 
•  Destina-se a serviços gerais, como exemplo: rebitar, extrair pinos, etc. martelo de pena cruzada 
•  Sua estrutura permite a realização de trabalhos em chapas de metal, etc.; sem contudo danificar ou marcar o material trabalhado.

Mais sobre martelos: http://www.caldnazza.com/2015/06/martelos.html



Outras ferramentas:

Limas:  http://www.caldnazza.com/2015/06/limas.html 
Paquímetros:  http://www.caldnazza.com/2015/06/paquimetro.html
Compasso externo: http://www.caldnazza.com/2015/06/compasso-externo.html


Cald'nazza


2 comentários :

  1. Boa tarde!

    Preciso de um esquadro de centro ,como posso adquirir um desse ?
    Peço a vocês por favor me ajudar.
    Aguardo um retorno.

    Att.
    Eduardo Rodrigues
    011 99555-0646
    luadosgatos@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá companheiro, tarefa não muito fácil esta. Encontrei este em pesquisa na net:

      http://www.casafer.com.br/produto-457-Esquadro+de+Centro

      Um abraço.

      Excluir