Ferramentas e acessórios - Parte II

Chaves de Aperto 

São ferramentas geralmente de aço vanádio ou aço cromo  extraduros, que utilizam o princípio da alavanca para apertar ou desapertar parafusos e porcas. As chaves de aperto caracterizam-se por seus tipos e formas, apresentando-se em tamanhos diversos e tendo o cabo (ou braço) proporcional à boca. 
Classificação 
As Chaves de aperto classificam-se em: 
1.  Chave de Boca Fixa Simples 
2.  Chave Combinada (de boca e de estrias) 
3.  Chave de Boca Fixa de Encaixe 
4.  Chave de Boca Regulável 
5.  Chave Allen 
6.  Chave Radial ou de Pinos 
7.  Chave Corrente ou Cinta 
8.  Chave Soquete 
9.  Chave de Fenda 
10. Chave de Impacto 

A Chave de Boca Fixa simples compreende dois tipos, tais como: de uma boca e de duas bocas Utiliza o princípio da alavanca para apertar ou desapertar parafusos e porcas. 




Chave Combinada:

Neste modelo combinam-se os dois tipos básicos existentes: de boca e de estrias. A de estriais é mais usada para “quebrar” o aperto e a de boca para extrair por completo a porca ou parafuso.  A Chave de Boca Fixa de Encaixe(Chave de Estria e Chave Copo) é encontrada em vários tipos de estilos.



A chave de estrias se ajusta ao redor da porca ou parafuso, dando maior firmeza, proporcionando um aperto mais regular, maior segurança ao operador; geralmente se utiliza em locais de difícil acesso. 

A Chave de Boca Regulável é aquela que permite abrir ou fechar a mandíbula móvel da chave, por meio de um parafuso regulador ou porca. 



Existem dois tipos: chave inglesa e chave de grifo. Permite abrir e fechar a mandíbula móvel da chave, por meio de um parafuso regulador. Conhecida como chave inglesa. 




Os soquetes ou chaves de caixa, podem ser incluídas entre as chaves de estrias. Também conhecidas como “chave cachimbo”. Substituem as chaves de estrias e de boca. Permitem ainda operar em montagem e manutenção de parafusos ou porcas embutidos em lugares de difícil acesso. 



Torquímetro: 


O torquímetro é uma ferramenta especial destinada a medir o torque (ou aperto) dos parafusos conforme a especificação do fabricante do equipamento. Isso evita a formação de tensões e consequentemente deformação das peças quando em serviço. 



A leitura é direta na escala graduada, permitindo a conferência do aperto, de acordo com o valor preestabelecido pelo fabricante. Existem vários tipos de torquímetros: 
•  indicador e escala 
•  relógio 
•  automático 
Como usar o torquímetro 
O torquímetro pode ser usado para rosca direita ou esquerda, mas somente para efetuar o torque final. Para encostar o parafuso ou porca, usa-se uma chave comum. Para obter maior precisão na medição, é conveniente lubrificar previamente a rosca antes de colocar e apertar a porca ou parafuso. 

Chaves de Impacto
Algumas medidas devem ser observadas para a utilização e conservação das chaves de impacto tais como:
1.  As chaves de impactodevem estar justas nos parafusos ou porcas 
2.  Evitar dar golpes fora do local adequado para evitar acidentes.

Spina ( Spindle ): 
Ferramenta utilizada para auxiliar a centralização de furos em conjuntos mecânicos. 

Talhadeira e Bedame: 

A Talhadeira e o Bedame são ferramentas de corte feitas de um corpo de aço, de secção circular, retangular, hexagonal ou octogonal, com um extremo forjado, provido de cunha, temperada e afiada convenientemente, e outro chanfrado denominado cabeça. 


Utilização: Servem para cortar chapas, retirar excesso de material e abrir rasgos. 
Características:

1.  O bisel da cunha é simétrico ou assimétrico 
2.  A aresta de corte deve ser convexa e o ângulo de cunha varia com o material a ser talhado, conforme, tabela abaixo: 


Comentários: 
A cabeça do bedame e da talhadeira é chanfrada e temperada brandamente para evitar formação de rebarbas ou quebras. As ferramentas de talhar devem ter ângulos de cunha convenientes, estar bem temperadas e afiadas, para que cortem bem. 

Saca-pinos e Punções:

Saca-pinos


Punções 






Créditos:


Nenhum comentário :

Postar um comentário