Caldeiraria - Cursos e Certificação




Com o crescimento de indústrias metalmecânica e uma implantação cada vez maior de usinas, a profissão de caldeireiro é cada vez mais respeitada no mercado de trabalho. Mas, contrario ao que se poderia esperar, não é fácil encontrar um bom curso de Caldeiraria em cidades de pequeno ou médio porte. Por exemplo, em Uberlândia a cidade onde eu resido, não há um curso de Caldeiraria efetivo no Senai, e olha que por aqui há quase 700.000 habitantes.

Além disto, muitos que procuram um curso de Caldeiraria ouvem dos gestores das instituições o seguinte: Olha, nós não administramos curso de caldeira! Para eles um Caldeireiro é o operador de caldeira ou quando muito o fabricante dela. Dá para notar o total desconhecimento sobre esta nobre e antiga profissão.



Para estes, segue uma pequena lista das atribuições de um Caldeireiro:


>Ler e compreender desenhos técnicos;
>Ser um bom conhecedor de geometria e matemática;
>Produzir peças soldadas, sobretudo curvadas ou dobradas, a partir de chapas de aço;
>Montar e reparar equipamentos petroquímicos;
>Fabricar e montar equipamentos para usinas, siderúrgicas, cimenteiras...
>Participar na manutenção dos mesmos.

Em resumo: o caldeireiro é o metalúrgico responsável pela construção não só de caldeiras, como também de tanques, vasos de pressão, fornos, chaminés e outras peças e estruturas metálicas.

Cursos:

Existem no Brasil vários locais onde são administrados cursos técnicos de caldeiraria, disponíveis para os que terminaram o ensino fundamental. Porém esta tarefa será mais fácil para aqueles que residem em cidades maiores ou desenvolvidas. Procure o Senai de sua cidade para obter informações sobre a existência ou não de um curso de Caldeiraria na unidade.


Agora, muitas empresas e entre elas a Petrobrás, ao selecionar um candidato exigem ou preferem aqueles que tenham certificação Abraman (Associação Brasileira de manutenção e gestão de ativos) e PNQC (Programa Nacional de qualificação e Certificação). Mas o que é uma Certificação?


Certificação:


A certificação deve declarar ou dar a entender, explicitamente, que determinada coisa, status ou evento é verdadeiro. Deve também ser emitida por alguém, ou alguma instituição, que tenha fé pública, isto é, que tenha credibilidade perante a sociedade. E é exatamente isto que a Abraman e CNQC fazem: declarar a sociedade ou a quem interesse, que  conhecimento (know how) do Caldeireiro é verdadeiro. Como é feito este exame? De duas formas: Escrito e Prático

Exame escrito é composto por questões de múltipla escolha. No dia agendado para a realização do exame, o candidato deve portar documento com foto, esferográfica azul ou preta, lápis, borracha e calculadora básica. Não é permitido o uso de calculadora científica ou de aparelho celular.

 O exame prático é composto por tarefas práticas de cada ocupação. No dia agendado para a realização de seu exame, deve portar documento com foto e todos os seus EPIs. Isto porquê nos exames práticos é obrigatório apresentar-se com os Equipamentos de Proteção Individual-EPIs conforme NR-6. Não será permitida a execução do exame prático sem os EPIs. Caldeiraria: Capacete com jugular, óculos de proteção (lente transparente), calçado de segurança, protetor auricular (plug ou concha), luvas de vaqueta e uniforme.

Material de Apoio: É fundamental que o candidato tome conhecimento prévio das normas de requisitos abaixo, nas quais poderá obter informações adicionais sobre os critérios de desempenho necessários à qualificação. Alguns procedimentos estão disponíveis para consulta no site da ABRAMAN, para as normas recomendamos site da ABNT. PNQC-PR-CS-009 - Caldeireiro Montador e NR6 PNQC-PR-CS-003 - Caldeireiro de Manutenção.

Carteira:

A carteirinha e o certificado da ABRAMAN são documentos pessoais e intransferíveis reconhecidos em todo o território nacional. Após a emissão da carteirinha o número da certificação estará disponível para consulta pública no site da ABRAMAN, qualquer empresa ou pessoa poderá consultar a validade da certificação. 

O prazo de validade da certificação é de 48 meses e a recertificação deverá ser solicitada diretamente no site da ABRAMAN com 30 dias de antecedência do vencimento.


Você pode gostar também:

>NORMA DE REQUISITOS PARA QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE CALDEIREIRO
Fontes:



Cald'nazza




2 comentários :

  1. boa noite amigo sou técnico em manutenção mecânica assim como caldeireiro de manutenção estou a algumas semanas se preparando pra marca minha qualificação pela abraman a questão e que ainda mim, restam muitas duvidas e carência de conteúdo e material de abraman faço o uso de alguns simulados mesmo assim necessito de outros. gostaria se possível poderia mim ajuda entre em contato comigo pelo meu e-mail thiago.hp.cruz@gmail.com whatsapp 31 8758-3609 agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade amigo, é difícil encontrar bons materiais de estudo. Infelizmente além daqueles que deixei o link nesta página (Apostilas Abraman) não tenho muita coisa. Se encontrar algo mais te envio. Um abraço.

      Excluir