Caldeiraria - Máquinas modernas.

Trabalhar na caldeiraria sempre foi sinônimo de trabalho duro. Nos primórdios desta profissão então, nem se fala! Mas como tudo está em rápida transformação, é de esperar que as coisas fiquem cada vez mais fáceis para todo mundo, inclusive para os Caldeireiros. Confira abaixo máquinas que auxiliam cada vez mais os profissionais da caldeiraria.


Precisa de um gabarito para cortar um tubo em ângulo ou para encaixar em outro? E depois correr atras do Maçariqueiro de plantão? Esqueça! Deixe que os CNCs façam isto para você. 










Foi-se o tempo que para calandrar tubos e troncos de cones a marretada, era a única maneira de desenvolver tais peças. Dá para imaginar o trabalho que dava usar o estrangulador e marretas pesadíssimas para isto? Bem, os tempos são outros, máquinas cada vez mais modernas propiciam aumento na produção, execução perfeita e menos desgaste do trabalhador.





E para fabricar uma rosca helicoidal? Muitos usavam um barbante para achar o perímetro e consequentemente o desenvolvimento. Depois de riscar e cortar os helicoides, era tifó e marreta pra cima. Afff... muito trabalho! Pois bem se você ainda tá na moda antiga, que tal mostrar para o seu empregador o vídeo abaixo? Se for o próprio empregador, que tal adquirir uma destas para agilizar as coisas por aí?






Em uma outra postagem (Caldeiraria sem traçado?), falei sobre o uso cada vez mais expressivo de máquinas CNCs nas indústrias. Em poucos passos gera-se o desenvolvimento com uso de Softs (inclusive o Caldnazza - ver figura abaixo), prepara  os códigos necessários e pronto, é só cortar!  Abaixo veja uma máquina de corte plasma, mas podeira ser corte a Laser, a Água ou outro.





Estes exemplos acima, exemplificam as mudanças que que estão acontecendo e vieram para ficar. Mas fique tranquilo, estas mudanças não veio para roubar o seu emprego, mas para somar. Pois o seu precioso conhecimento aplicado na caldeiraria nenhuma máquina pode suplantar.


Inspiração da postagem de hoje. Preparando uma peça com os softs Caldnazza e AutoCAD.



Você pode gostar também:






Cald'nazza



Nenhum comentário :

Postar um comentário