Dicas da Hora I




Dicas:


Todo dia vemos novidades de todo tipo. Sim, nunca as coisas mudaram tão rapidamente como mudam nesta era da modernidade. Gostaria de ver as mudanças que nos cercam? Dê uma olhada em "o que há de novo" abaixo.


Pipe Offset Calculator - screenshot thumbnail




Talvez você precise calcular o volume de algum sólido geométrico como o cone, o cilindro, o prisma ou outro, enfim gostaria de ter uma planilha no Excel para isto? Não deixe ver as postagens sobre cálculo de volume.





Para realizar qualquer trabalho além de Know How o profissional precisa de boas ferramentas. Por isso é muito importante que falemos sobre elas. Nas próximas postagens iremos falar sobre algumas das ferramentas e acessórios que o Caldeireiro usa no dia dia como profissional







O processo de dobramento de chapas é bastante utilizado na caldeiraria. Existem alguns fatores que devem ser considerados para um bom êxito das dobras. Como exemplos: raio mínimo e o cálculo da área dobrada.






O processo de curvamento na calandra consiste em operações que conferem à peça uma deformação permanente em raios previamente especificados. Basicamente, este processo é adequado para o curvamento de chapas, placas, barras, perfis e tubos, com o emprego de equipamentos específicos.







O curvamento de tubos está relacionado à deformação por flexão que induz tensões de compressão na camada interna e de tração na camada externa ao curvamento. O diferencial de tensões entre a parte distendida e a parte comprimida é responsável por uma redução na seção do tubo conformado. 







Uma das peças de caldeiraria que desenvolvemos por cálculos e  traçados e  muita antiga, é a cúpula. Há várias maneiras de se construir um domo, porém iremos falar sobre dois. O primeiro dos métodos é o geodésico, muitas vezes atribuído a Richard Buckminster Füller a sua invenção. E um outro de fácil desenvolvimento e usado  há bastante tempo, é desenvolvido por meio de gomos. 






Vocês acabaram de fabricar uma peça de caldeiraria que demandou muitas semanas de trabalho e toneladas de material. Agora que é o momento de içar o equipamento para o transporte, que cabo usar? Como saber se aguentará todo o peso? Com certeza esta postagem é para vocês.










Deseja usar as planilhas, mas não tem o pacote Office da Microsoft? Pois bem, use um programa OpenDocument tanto pode ser o LibreOffice, como o OPenOffice, e baixe as planilhas preparadas para tal.










A tremonha é utensílio de moinho em forma de pirâmide invertida, por cuja extremidade passa o produto. Quando concêntrica sem problema para construí-la. Mas como traçar um bica "torcida"de forma descomplicada?





Quando se conforma o material para produzir a curvatura, o metal é submetido a deformações plástica de estirarem e contração, aumentando externamente e diminuindo internamente respectivamente. Aprenda mais sobre diversas curvaturas na caldeiraria.





A traçagem em chapas é muito comum, para isto usa-se a régua graduada (Escala) ou qualquer outro tipo sendo esta fina e flexível, para que se ajuste as deformações do material. Mas para chapas de comprimento de vários metros ou de tubo e perfis precisamos adaptar a novos métodos. Vejam alguns macetes para isto.






A dificuldade de alguns iniciantes e outros nem tanto, é interpretar o desenho de dobras e a execução deste. Perguntam-se: é a medida angular do desenho a mesma que usarei na dobra? Como usar o transferidor de grau, visto que na leitura posso ver duas medidas ao mesmo tempo? 







<<<<Anterior                                                                 Próxima>>>>







Cald'nazza





Nenhum comentário :

Postar um comentário