Paquímetro



O paquímetro é um instrumento de medida de precisão, feito geralmente de aço inoxidável. Os calibres ou paquímetros são as classes de instrumentos de medição mais usados na indústria mecânica. Os calibres se empregam para medir diâmetros externos e internos, comprimentos, espessuras e profundidades etc.







Freqüentemente o mecânico necessita medir com grande rigor ou precisão. Se for exigida um aproximação de medida da ordem de 1/10 de milímetro ( um décimo de milímetro), o instrumento que se deve usar na medição é o paquímetro, também chamado CALIBRE "VERNIER" ou cálibre de cursor.


A aproximação da medida se obtém por meio de uma graduação especial, "VERNIER" gravada numa peça móvel, o CURSOR. Há diferentes tipos de vernier, para milímetro e para polegada, conforme a aproximação da medida. No paquímetro (calibre de precisão), o comprimento a medir é transportado para o instrumento de medição deslocando os bicos do mesmo até se encontrarem com a superfície da peça. 


A leitura do resultado da medição é feita em seguida, recorrendo simultaneamente às duas graduações dispostas convenientemente. Um dos bicos é inteiriço com a régua graduada. A corrediça (cursor) que desliza sobre a graduação da régua constitui a segunda (bico móvel). A régua ou escala graduada está dividida em milímetros e no cursor está gravada uma divisão de nônio. Com o auxilio de ambas pode proceder-se à leitura no cálibre de precisão em frações de milímetro.





O nônio é uma escala que geralmente possui 9 mm de comprimento, dividida em dez partes iguais. O espaço entre duas divisões consecutivas tem assim o comprimento de 9/10, que é igual a 0,9 mm (nove décimos de milímetro).

Assista ao vídeo:


Mais sobre leitura de paquímetro: Clique p/ Acessar
Sobre medição: Clique para acessar


Crédito:



Nenhum comentário :

Postar um comentário