Dica: traçando a curva com economia de material.

Na dica de hoje veremos, como traçar a curva de gomos economizando material. 

Na tubulação sempre encontraremos a curva de gomos pelos caminhos do traçador caldeireiro. Ou seja, esta peça é fundamental na caldeiraria. Por padrão o raio da curva é uma vez e meia o diâmetro. Mas como já falamos em outra ocasião, dependendo do projeto  poderá ser construída em  raios curtos ou longos.


Baixe a planilha em:
Visualize o cálculo:



Mas ao traça-la da forma mais usual, sempre há muita perda de material, em especial quando você tem de desenvolver muitas peças.





DICA D'HORA:
Calcule a curva da forma convencional. No entanto ao jogar as medidas no desenvolvimento, comece pela reta  número quatro, e faça a seguinte sequencia: 4,5,6,7,6,5,4,3,2,1,2,3,4 no lugar de 1,2,3,4,5,6,7,6,5,4,3,2,1. Veja a figura:



Com este traçado será mais fácil então montar o desenvolvimento da curva como na figura abaixo e consequentemente economizando material.





Ou seja, quer trace na chapa por meio de um gabarito ou de um desenho para corte no CNC, você conseguirá economizar e muito o material. Naturalmente  que há necessidade de colocar entre uma peça e outra a folga do corte, lembre-se sempre disso. 






Cald'nazza








3 comentários :

  1. Gostaria enviar o plano de corte para cad, é possivel?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, como faço o traçado de uma curva de gomo fora de padrão?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, como faço o traçado de uma curva de gomo fora de padrão?

    ResponderExcluir