Solda.

É impossível falar da caldeiraria sem mencionarmos as valorosas contribuições dos nossos amigos soldadores. Isto se dá porque as peças de caldeiraria precisam ser unidas e na maioria das vezes esta união é feita por meio de soldas.

Por isso, mais do que justo é postar ajudas e dicas para estes profissionais. Não sendo eu um Expert em soldagens usarei nas postagens artigos de terceiros ou citações com os devidos créditos. 
Simbologia, terminologia, dicas e tabelas serão aqui apresentadas.




Simbologia.


Para começar iremos ver sobre  simbologia, que a primeira vista parece complicada com cara de coisa de outro mundo, que quando dominada é um grande recurso.



Simbologia

Dica: Use no celular um aplicativo de simbologia no celular ou no Tablet.  Acessar:


Elementos de solda:

Logicamente que para fazer o soldagem corretamente deve-se levar em consideração alguns fatores importantes, o tipo de metal que será unido por soldas, o tipo de junta, os chanfros e assim por diante. Abaixo segue algumas considerações importantes, que se levadas em conta, faz-se que o processo tenha êxito e qualidade.




Terminologia.

Embora o domínio da terminologia a princípio não pareça estar no topo das prioridades do profissional de solda, o domínio dela torna fácil o entendimento da leitura de livros técnicos, apostilas e interpretação de desenhos. Segue abaixo a terminologia com termos também em Inglês.


Terminologia parte III


Noções básicas de soldagem.

Sem ter a pretensão de ter uma postagem exaustiva sobre o assunto, esta no entanto pretende apresentar as novatos um pouco sobre o que produz a soldagem, segurança no trabalho e equipamentos segurança e por fim,  acessórios para a solda.












Cald'nazza








3 comentários :

  1. tenho curso de caldeireiro e to fazendo um curso de encarregado de solda ...vai me ajudar muito essas dicas ...valeu continue assim passando conhecimento para o proximo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor por seu cometário apreciativo. Um abraço.

      Excluir