Traçando as derivações.


 A partir desta página trataremos dos métodos de traçagem de alguns grupos de peças de caldeiraria. O forma que descreveremos aqui subintende que você tem as planilhas de cálculo no Excel ou uma apostila de cálculos, como por exemplo a Cald'nazza cálculos de caldeiraria. (Ambas podem ser baixadas na página Downloads) 

 Serão três módulos; este que trata das derivações do tubo. Um segundo das transições, que comumente chamamos de quadrado para redondo e peças similares. E no terceiro trataremos de traçados realizados por triangulação.


Derivações

 Na página anterior tratamos de como se calcula uma peça cilíndrica . Nesta veremos peças que derivam  dela , e que seus traçados são similares entre si. Portanto se você entendeu como se calcula um tubo, com certeza não terá dificuldade nenhuma nesta próxima etapa. 



Apenas para relembrar; estudamos que para calcula-lo usamos uma constante chamada PI, e que para cálculos de precisão mais que razoável para caldeiraria podemos aproximar o valor deste para 3.1416. Estudamos também que multiplicando o PI pelo diâmetro médio, achamos o perímetro total da chapa em que  será construído o tubo .


Agora partiremos para o próximo passo, ou seja conhecer um derivação do tubo. 


 Uma peça que ilustra muito bem a relação destas outras peças com o tubo é a "boca de lobo" que não é nada mais e nada menos que um tubo que se encaixa em outro.


 
 E estes podem ser de diâmetros iguais ou diferentes. Receberem soldas ou rebites. E serem dos mais variados materiais.
 Além dos caldeireiros, os profissionais que se envolvem profundamente com este tipo de traçado, são os encanadores. Por isso apesar deste blog tratar de caldeiraria, nada impede a estes profissionais de se beneficiarem das explicações aqui fornecidas.




 A primeira coisa a se fazer é calcular as linhas, para isto use o seguinte cálculo:


Baixe a planilha em Excel.


Para maiores informações de como baixar clique aqui.

































Para maiores informações assista este vídeo, que embora seja do traçado da curva de gomos o método se aplica a todas as derivações.   










 Anote os valores que encontrou que são os seguintes 1 = 40,0  2 = 42,4, 3 = 48,6 e  4 = 53,7.
O próximo passo é calcular o perímetro do tubo, que é o diâmetro externo menos a espessura, que é  igual a  40 menos 2 e  igual  a 38, este sendo o diâmetro médio. Valendo- se da fórmula diâmetro médio x o PI chegamos a 119,3.


 Com este valor em mãos vamos então traçar a peça.






1°- Trace uma reta com valor igual ou maior que o perímetro encontrado 
conforme a figura acima(Utilize uma folha de papel A4 no formato de paisagem).
  





2°-Trace um perpendicular a reta inicial. Como na figura acima. 






3°- Divida o perímetro em doze partes iguais e trace  as linhas restantes. 





4°- Pegue os valores encontrados acima,  1 = 40,0  2 = 42,4, 3 = 48,6 e  4 = 53,7 e trace-os nas retas verticais, e da esquerda para direita na seguinte ordem 1 2 3 4 3 2 1 2 3 4 3 2 1. 





 Ligue os pontos usando uma régua flexível como acima






6°- Apague as linhas desnecessárias. Parabéns! Você conseguiu traçar uma derivação



 Agora treine com outros traçados, pois a repetição é a mãe da retenção. 




Cald'nazza





42 comentários :

  1. ola meu nome venicio parabens pelo blog e muito proveitojo eu sou funtleiro np começo da profiçao e gotaria de ter mais videos de traçagem como uma curva conica como se desenvove um esfera se puder me ajudar. deusdeja eu agradeço

    ResponderExcluir
  2. ola caldnazza eu deixei um recado ontem e esqueçi de deixar meu email venicio125@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Venicio, boa noite. Obrigado por visitar o meu(ou porque não dizer o nosso) blog.Obrigado também por comentar.
    As suas sugestões são muito importantes, até porque preciso saber do que os companheiros estão mais precisando no momento.

    A curva cônica estou desenvolvendo o cálculo dela, ou melhor, tornando-o mais simples possível. Enviarei quando possível. já a esfera te enviarei o arquivo por Email.

    ResponderExcluir
  4. Olá Amigo. Eu como profissional na area à mais de 23 anos não poderia de deixar de comentar aqui no seu blog,
    hoje trabalho como projetista de estrutura metálica/tubulações/mecanica/caldeiraria e outros usando esse maravilhoso software Autodesk Inventor,
    venho aqui ti parabenizar por vc disponibilar seu conhecimento p/ todos os profissionais da area de caldeiraria.se precisar de algunha opinião/sugestão e idea relacionado na area tenho muito conhecimento aqui deixo meus contatos projetos.plotagem@uol.com.br e jrdiasprojetos@gmail.com
    um abraço Reginaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Reginaldo. Obrigado por visitar o blog, por comentar e por se colocar a disposição.Eu sempre digo quando ajudamos a outros, ajudamos a nós mesmos. Eu concordo com você, Autodesk Inventor é sensacional, uma excelente ferramenta. Um abraço companheiro.

      Excluir
    2. Ola meu nome é Luan tenho 16 anos e recemente fiz um curso de calderaira pelo senai e acabei me interessando muito pela profissão e adoraria mais dicas pois estou a procura de mais conhecimento.

      Excelente Blog Parabéns..

      Excluir
    3. Olá Luan, me envie um Email para naza.fraga@hotmailcom.

      Excluir
    4. Olá Fraga, ficaria muito agradecido se pode-se mim enviar um Calculo para deslocamentos em tubulações a 45 graus e graus diferentes. vi seu video no You tube que mostra esse cálculo a parti de uma planilha do Execel. mas como trabalho direto na área, preferiria um que pudesse achar com a Cientifica. meu email: allan.d.paiva@hotmail.com . Desde de já agradeço a compreensão e a ajuda!!!

      Excluir
  5. gosto do teu blog, espero que quando tenhas de tempo e possas, subas a formula da botinha com curva de 90 graus, eu fiz o traçado e calculo e quero comparar com la formula que voçe faza , que ficara melhor e mais exata , saludos companheiro

    ResponderExcluir
  6. hola...gosto do seu blog y de la ajuda dada. Quando tenha tempo, ¡posse voçe subir a formula e traçado da botinha com curva de 90º? muito obrigado companheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Aniceto Rancaño. Gracias por visitar el blog y el comentario. Si quieres enviarme un correo electrónico a naza.fraga@hotmail.com. Y si usted me puede enviar el cálculo del "botinha", por lo que se puede comparar también. El cálculo que tengo un poco complejo, quiero simplificarlo. Pero yo lo enviará de todos modos.

      Mis mejores deseos y éxitos.

      Excluir
  7. e ai naza parabens pelo blog, aqui e o luiz alex tudo bem contigo, naza encontrei seu blog por acaso tentando achar o desenvolvimento da botinha, eu tenho o calculo mais nao estou conseguindo desenvolve-lo, se voce puder me dar mais esta ajuda desde ja agradeço,meu e-mail : l_alex22@hotmail.com , fique com deus meu amigo,um forte abraço para voce e toda a galera da oficina, qualquer dia destes vou passar na oficina para gente trocar um ideia ok !
    [

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo. Obrigado por comentar. Enviei o arquivo que me pediu. Um abraço e sucesso. PS* vê se não some.

      Excluir
  8. Olá amigos estou trabalhando no cálculo da botinha. Um amigo me enviou um arquivo e continha um erro. No entanto a fórmula que está no link seguinte pelo que parece agora está correto. Vejam uma prévia em:

    https://docs.google.com/file/d/0B0iaoREZTCU2VEQ0N21pMnlGUFE/edit

    ResponderExcluir
  9. ese error lo vi al abrir este archivo que me habias enviado....Yo te envie un archivo donde se calculan los arcos (generatrices)para fijar los puntos de corte...para trazarlas sobre el codo (curva) directamente...espero lo hayas entendido y mejorado....Muy buen trabajo el que haces, un abrazo amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Es cierto Aniceto también le envió el archivo. Por lo que vi los archivos que me ha enviado son correctos. Le envió a algunos por correo. Por favor, prueba y regresa a mí.

      Excluir
  10. parabens pelo blog gostaria receber um programa de traçagem de unha menor para maior e igual para igual se possivel! muito obrigado.DE wilson minas gerais.abraços para todos que curti esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wilson, me envie um Email para naza.fraga@hotmail.com.

      Excluir
  11. parabéns pelo seu blog que deus te ilumine,eu gostaria que você posta-se o traçado na calculadora da unha deslocada do eixo obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo. É uma boa pedida para uma vídeo aula. Porém estou muito atarefado estes dias, e além por cima tô me recuperando de uma perda na família. Mas qualquer coisa me envie um Email para naza.fraga@hotmail.com. Um abraço.

      Excluir
  12. NAZARENO SEU BLOG DE CALÇULOE TRAÇAGEM DE CALDEIRARIA É DEMAIS UM SHOW PRA TODOS OS PROFISSIONAIS DA ÁREAS,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias amigo. (Como diria nossos amigos do Blog de língua espanhola). E fique a vontade Paulo, para dar sugestões. Um abraço.

      Excluir
  13. olá nazareno meu nome é tiago sou caldeireiro sou fã do seu blog,gostaria de saber algumas formulas para caucular o peso de materiais,se puder me ajudar desde já agradeço esse é meu email :tgmartinsdesouza@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. no caso do grau q eu vou usar é só dividir o noventa pelo tanto de partes que eu vou usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, entendo que fala da curva de gomos, é isso?

      Se for, o ângulo que entra no cálculo é de meio gomo. Portanto, se você for construir uma curva com 3 gomos num ângulo de 90 graus, faça a seguinte conta: 90 dividido por três = 30 graus. Mas este ângulo é do gomo inteiro. Basta dividir por dois chegando a 15 graus que é a metade do gomo.

      Vai uma manha: divida o ângulo total da curva pelo dobro dos gomos que usará.

      Excluir
  15. Boa noite,me chamo Valter trabalho na área de tubulação a pouco tempo queria saber se vc tem planilha automatizada como a boca de lobo 90° traçagem de unha e boca de lobo 45° desde já agradeço e parabéns pelo trabalho que vc desenvolve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo visite esta página e vê se esta lhe ajuda:
      http://www.caldnazza.com/2012/12/planilha-online-boca-de-lobo-inclinada.html#.U1b6WvldWfZ

      Pode baixa-la em:
      http://www.caldnazza.com/2012/01/download-boca-de-lobo.html#.U1

      Um abraço.

      Excluir
    2. Bom dia, obrigado pela ajuda mais mesmo assim não conseguir baixar não a boca de lobo inclinada ela não esta disponível para baixar valeu abra.outra coisa na área de tabulação industrial vc tem apostila desse tipo pra vender

      Excluir
    3. Olá Valter me envie um Email para naza.fraga@hotmail.com. Eu envio a planilha para tua caixa de mensagens. Quanto a apostila estou quase terminando de editar. Um abraço.

      Excluir
    4. Meu E-mail é valter_nery@yahoo.com.br
      valeu abraço

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  16. Parabéns Pelo blog, iniciei a pouco tempo na área, conhecendo os posts gostei!! Voltarei com dúvidas. Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Nazareno Fraga eu gostaria si vc poder mim enviar para o meu hotmail gabarito para que eu venha recorta tais como 45°,90°,e boca de lobo de 4 polegada abaixo obrigado que DEUS ti abençoa poderosamente vc tem passado o teu conhecimento porque vc saber que o conhecimento a gente não leva mais uma vez JESUS amando ti guarda em sua vida e dos seus familiares
    meu hotmail e derlyrufino@hotmail.com.br.

    ResponderExcluir
  18. Oi como fazer uma boca de lobo 84 graus me passa ha formula por favor e parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
  19. Ola meu nome e felipe e trabalho miito com suas planilhas e gostaria de saber se tem uma da derivacao em y

    ResponderExcluir
  20. Se tiver a derivacao em y por favor me manda por email pois esqueci de deixar meu contato no outro comentario felipeponce25@hotmail.com
    Abraco....

    ResponderExcluir
  21. Se tiver a derivacao em y por favor me manda por email pois esqueci de deixar meu contato no outro comentario felipeponce25@hotmail.com
    Abraco....

    ResponderExcluir
  22. boa tarde,meu amigo obrigado por todo seu trabalho maravilhoso de querer ajudar aqueles que trilha nessa área.

    preciso que vc explique como fazer uma derivação em y na calculadora cientifica.
    meu email é valter_nery@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Valter, apenas me envie um Email para naza.fraga@hotmail.com. Um abraço.

      Excluir
  23. Boa tarde meu bom está fazendo um bom trabalho no seguimento de caldeiraria. Gostaria que me ajudasse na fabricação de boca de lobo em qualquer grau na calculadora científica meu email; neieleuterio@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, me envie um Email para naza.fraga@hotmail.com.


      Excluir